sexta-feira, 1 de maio de 2020

Origem das palavras do Português




Etimologia é a parte da gramática que estuda a história ou origem das palavras e da explicação do significado das palavras através de seus elementos (morfemas). Estuda a composição dos vocábulos e a sua evolução.

Para entendermos o porquê de algumas palavras serem grafadas com ‘s’, outras com ‘c’, outras com ‘ss’ e outras com ‘sc’, ‘ç’, ‘sç’, sendo que o som é o mesmo (fonema /s/), precisamos recorrer à etimologia, pois só assim saberemos a origem de cada palavra, o significado da sua raiz, a influência de outras línguas que sofreu ao longo do tempo, etc. Por isso é um estudo tão necessário e importante dentro da linguística.
Além de ser muito interessante, a etimologia pode demonstrar origens comuns das palavras, semelhanças entre línguas diferentes, além de facilitar a nossa compreensão de palavras novas para nós, caso conheçamos a sua raiz.
(...)
As palavras, assim como as línguas, sofrem ciclos semelhantes ao dos seres vivos: nascem, quando uma pessoa ou comunidade cria uma nova palavra, crescem, quando esta palavra é difundida e passa a ser dicionarizada, se reproduzem, quando começam a dar origem a outras palavras, e muitas vezes morrem, quando se tornam tão ultrapassadas que as pessoas abandonam o seu uso. A Etimologia, portanto, emprega esforços em estudar todos estes aspectos da língua e é indispensável para o conhecimento da mesma.

Por Ana Paula de Araújo

                                               




Professor fala das origens das palavras da língua portuguesa


Latim e grego tiveram influência primordial para a formação do idioma.
Brasileiros ainda usam palavras dos indígenas, africanos e árabes.

O bebê aprende a organizar palavras ouvindo outras pessoas falarem. O surgimento de uma nova linguagem também acontece mais ou menos da mesma forma. O português, por exemplo, é formado por palavras de várias origens, ouvidas em muitos países. O professor Vicente Santos tratou sobre o assunto na reportagem desta terça-feira (8) do Projeto Educação.

“Toda nossa história começou no latim. Em 200 a.C., os romanos estavam na Lusitânia e deram origem à nossa língua portuguesa, atualmente a terceira língua mais falada no ocidente. O latim aristocrático não frutificou muito em nossa língua. Nossas palavras, na verdade, vêm do latim vulgar, do latim do povo. Por exemplo, ‘arena’ e ‘areia’ têm o mesmos sentido. ‘Arena’ é do latim culto, ‘areia’ do latim vulgar; 'clave’ e ‘chave’, sendo ‘clave’ do culto e ‘chave’ do vulgar”, comentou o professor.

(...) Além do latim, o grego também deu origem a muitos dos 3 mil idiomas que são falados, hoje, no mundo. “Do grego, temos palavras como filantropo, que vem de ‘filo’ – amigos – e 'antropo' - ser humano; em ‘xenofobia’, ‘xeno’ é estrangeiro e ‘fobo’, aversão”, destacou Vicente.

No Brasil, é possível encontrar ainda palavras de outras línguas. “Houve época em que o francês era a língua mais falada no Brasil, com seu glamour: ‘menu’, ‘buquê’, ‘abajur’. Nos últimos tempos, o inglês é que predomina. A globalização está presente com a linguagem de tecnologia, ciência, futebol:  ‘tênis’, ‘uísque’, ‘bife’, ‘náilon’”, comentou o professor.

E o português também tem muito do mundo árabe, com palavras como “alfazema”, “alcorão” e “muçulmano”. Os indígenas, primeiros habitantes do Brasil, também deixaram uma marca na nossa linguagem, como pode ser visto no nome das cidades: Camaragibe, Igarassu, Iguaçu. Outras palavras que são usadas todos os dias têm origem africana: “iemanjá”, “quilombo”, “vatapá” e “marimbondo”.



Responda em seu caderno:

1.      O que significa etimologia?



2.    Qual é a importância da etimologia para a compreensão das palavras?

3.    Que línguas influenciaram na formação do Português?

4.    O português falado no Brasil ainda teve a influência de outros povos e línguas. Cite um.

5.    Explique o significado da palavra “xenofobia”, de acordo com o texto:


 Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário