quinta-feira, 30 de abril de 2020

O famoso sítio de Monteiro Lobato



SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

Se você já ouviu falar em Monteiro Lobato, certamente já ouviu falar também sobre uma de suas maiores criações, o Sítio do Picapau Amarelo. Quando Lobato criou o sítio e suas personagens, não imaginava que estaria marcando para sempre a história da literatura infantil brasileira, que faria desse paulista da cidade de Taubaté seu maior representante.
Lobato foi um dos primeiros escritores a enveredar-se pelo universo lúdico das crianças. Quando começou a escrever para os pequenos, ainda não existia literatura voltada para esse público, que precisava contentar-se com as difíceis histórias escritas para adultos. A história do Sítio do Picapau Amarelo teve início no ano de 1921, quando Monteiro Lobato publicou o livro Narizinho Arrebitado. Depois desse vieram muitos outros: O Saci (1921), Fábulas de Narizinho (1921), O Marquês de Rabicó (1922), O Noivado de Narizinho (1927), Reinações de Narizinho (1931), As Caçadas de Pedrinho (1933), Emília no País da Gramática (1934), Geografia de Dona Benta (1935) e Histórias de Tia Anastácia (1937).
Em 1939, Monteiro Lobato publicou O Picapau Amarelo, livro que conta quando e por que as personagens do sítio foram morar lá. As principais personagens do Sítio do Picapau Amarelo são Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Emília, Tia Anastácia, Visconde de Sabugosa, Tio Barnabé, Marquês de Rabicó, o burro Conselheiro e o rinoceronte Quindim. Todas elas conviviam harmonicamente com personagens do mundo da imaginação, além de personagens que Lobato resgatava da mitologia grega. Dessa maneira, o escritor tinha como principal intenção divertir e educar por intermédio da leitura, incentivando nos pequenos a vontade de conhecer.
Monteiro Lobato faleceu em 1948, na cidade de São Paulo, mas sua imensa contribuição para a literatura está perpetuada e até hoje conquista milhares de leitores entre crianças e adultos. Para você conhecer um pouco mais sobre o Sítio do Picapau Amarelo, segue abaixo todos os livros que compõem a coleção e que são um convite para uma viagem incrível ao mundo da imaginação. Boa leitura!




Como foi sua pesquisa sobre o autor paulista?
O que encontrou de mais importante?
Que personagem criado por ele mais fascinou você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário