quinta-feira, 21 de maio de 2020

Contos de fadas

Contos infantis e sua influência na formação da personalidade das ...


Sabe-se que os contos de fadas são provenientes de narrativas orais, inventadas pelo povo. Durante séculos elas permaneceram vivas apenas pela tradição oral, surgiram antes mesmo da escrita. Hoje, ao pensar nessas histórias, logo lembramos de Charles Perrault, Irmãos Grimm e Hans C. Andersen, mas eles não foram os verdadeiros autores dos contos de fadas, e sim estudiosos de seu tempo que reuniram essas narrativas e as publicaram.
Perrault, francês, publicou e recontou, em 1697, alguns contos que existiam na oralidade e continham uma moral, narrando-os em finos versos ou prosa burilada.
Em 1802, na Alemanha, os irmãos Grimm, com o objetivo de preservar o patrimônio cultural tradicional de seu país e colocá-lo ao alcance de todos, recontaram vários contos em uma linguagem próxima da oralidade, parecida com a dos contadores.
Algumas décadas depois, na Dinamarca, Andersen, chamado de o "pai da literatura infantil", também difundiu alguns contos de fadas, recontando histórias populares e criando outras novas que, embora seguissem os modelos tradicionais, traziam uma marca inconfundível: uma visão poética misturada com melancolia. E a partir de suas obras, outros autores começaram a escrever livros infantis sem uma finalidade didática.
Foi na França, no século XVII, que começou a preocupação com a literatura para crianças e jovens, tendo, alguns livros, sido pioneiros, como: As Fábulas de La Fontaine, Os contos de minha mãe gansa, de Charles Perrault e os Contos de fadas de Fénelon. Essas são obras conhecidas até hoje. Segundo Coelho (1991), essa literatura resulta da valorização da fantasia e da imaginação que se constrói a partir de textos da literatura clássica, ou de narrativas orais do povo. Essa tradição popularizante redescoberta ou recriada por escritores cultos vem em contraste com a literatura clássica produzida na época.
Hoje os contos de fadas fazem parte da literatura infantil e muitos estudos mostram sua importância para o desenvolvimento das crianças. Segundo Bettelheim (2002), ao castigar o malfeitor e beneficiar o personagem bom, o conto dá um bom exemplo de conduta para a criança em desenvolvimento, que se identifica com o personagem bom, mas ao mesmo tempo, percebe também que o mal existe.
Os contos de fadas são histórias que permaneceram presentes na cultura durante séculos e elas sofreram várias modificações algumas, chegaram até a "mutilar" o seu texto. Atualmente vivemos um momento de resgate dessas narrativas originais, quando várias editoras estão traduzindo-as e publicando-as para que os leitores tenham contato com a verdadeira história que conquistou tantas pessoas durante séculos.
OS CONTOS DE FADAS PREFERIDOS DOS LEITORES MIRINS DE UMA
ESCOLA DE SÉRIES INICIAIS DE PRESIDENTE PRUDENTE
CAROLINE SANCHEZ MASSUIA (FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA).



Questões sobre o texto

  1. Charles Perrault, Irmãos Grimm e Hans C. Andersen escreveram os contos de fadas ou apenas reproduziram as histórias contadas pelo povo? Justifique com o texto.






  1. Por que os contos de fadas são importantes, segundo o texto?


Nenhum comentário:

Postar um comentário