quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Locutor e interlocutor: textos publicitários + questões



TEXTO I

Noel querido,

No próximo dia 24 vou oferecer uma ceia para alguns amigos em minha casa, em petit comitê. Eu adoraria poder contar com a sua presença. E, se você quiser trazer um presente para a anfitriã, não vou me importar, pelo contrário, até dou uma sugestão: você já viu a nova linha de monitores de plasma da Gradiente? É um must! Design clean, tecnologia de última geração. Ficaria o máximo ao lado de minhas obras modernistas. Apenas um pedido, querido. Por favor, não entre pela chaminé para não assustar os convidados. Um beijo.
____________________
(Seu nome)


TEXTO II

E aí, Papai Noel, Belê?

A parada é a seguinte: eu, ___________________, tô muito a fim, a finzaço  mesmo, de ter um Mini System Titanium da Gradiente no meu quarto, aquele que reproduz MP3 com 5.000 Watts de potência, ta ligado? Sabe como é: eu queimo uns CDs MP3, convido a mina para ouvir um som da hora, a gente troca umas idéias e aí, meu velho, você tá ligado, né? E então? Quebra essa pra mim, mano. O senhor, que já ta velhinho, não sabe como é difícil hoje em dia agradar a mulherada.

(VEJA, dezembro de 2003.)

1. O anúncio tem a finalidade de promover um aparelho de som de determinada marca. Para isso, simula a situação de uma pessoa que faz um pedido a Papai Noel.
a. Que tipo de texto é enviado a Papai Noel?
b. Quem você imagina que seja o locutor desse texto? Por quê?

2. A linguagem pode indicar tanto o grupo social a que pertence o locutor quanto o grau de intimidade existente entre os interlocutores.
Observe a linguagem empregada no texto II:

a. O locutor do texto trata Papai Noel de modo formal ou informal? Justifique sua resposta com algumas expressões do texto.

b. Identifique palavras ou expressões que façam parte da gíria dos adolescentes.
c. Em certo trecho, o locutor trata o interlocutor de modo respeitoso, provavelmente por causada idade do Papai Noel. Identifique a expressão que revela esse tratamento.

Adaptado de:


Um comentário:

  1. Bons tempos de propagandas inteligentes e que acrescentavam ao conhecimento do público em geral!

    ResponderExcluir