quinta-feira, 31 de maio de 2012

O Papel da Televisão na Vida dos Jovens


O Papel da Televisão na Vida dos Jovens

   A televisão tem uma grande influência na formação pessoal e social das crianças e dos jovens. Funciona como um estímulo que condiciona os comportamentos, positiva ou negativamente.
  A televisão difunde programas educativos edificantes, tais como o Zig Zag, os documentários sobre Historia, Ciências, informação sobre a atualidade, divulgação de novos produtos…
   Todavia, a televisão exerce também uma influência negativa, ao exibir modelos, cujas características são inatingíveis pelas crianças e jovens em geral. As suas qualidades físicas são amplificadas, os defeitos esbatidos, criando-se a imagem do herói / heroína perfeitos. Esta construção produz sentimentos de insatisfação do eu consigo mesmo e de menosprezo pelo outro. A violência é outro aspecto negativo da televisão, em geral. As crianças/jovens tendem a imitar os comportamentos violentos dos heróis, o que pode colocar em risco a vida dos mesmos. O mesmo acontece com o visionamento de cenas de sexo. As crianças formam uma imagem destorcida da sua sexualidade, potenciando a prática precoce de sexo e suscitando distúrbios afetivos.
   Em jeito de conclusão, é legítimo que se imponha às emissoras de televisão uma restrição de exibição de material violento ou desajustado à faixa etária nas suas grades de programação, dado que a exposição a estes tipos de conteúdos é extremamente prejudicial no desenvolvimento das crianças e dos jovens, pois, tal como diz o povo, “violência só gera violência”.

esbatido = indeciso
visonamento = ato de ter visões, criar fantasias

http://terceiroano3.wordpress.com/2011/10/26/o-papel-da-televisao-na-vida-dos-jovens/

I – O assunto tratado no texto é:
a) As pessoas não sabem assistir à televisão.
b) A televisão influencia a vida das pessoas
c) Ver televisão é prejudicial.
d) N. d. a.

II – A opinião do autor sobre tal assunto é
a) Há apenas benefícios ao se assistir televisão.
b) Há apenas malefícios ao se assistir televisão.
c)  A televisão faz com que as pessoas possam se comportar bem ou mal.
d) N. d. a.

III – Para o autor, a televisão deve
a) Ter liberdade em sua programação.
b) Sofrer um controle.
c) Ser combatida.
d) Programar melhor sua grade.
e) N. d. a.

IV – Os pontos positivos que a televisão possui
a) Exibe programas recreativos.
b) Exibe programas direcionados à aquisição de novos conhecimentos.
c) Exibe programas inocentes.
d) Exibe programas sobre a natureza.
e) N. d. a.

V- Os argumentos estão nos parágrafos
a) Terceiro e quarto.
b) Primeiro e segundo.
c) Primeiro e terceiro.
d) Segundo e terceiro.
e) Segundo e quarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário