sábado, 23 de agosto de 2014

Elementos da narrativa

Elementos da narrativa

O texto narrativo é composto por tempo, espaço, personagens, enredo e foco narrativo.

TEMPO:
Tempo cronológico ou tempo da história - determinado pela sucessão cronológica dos acontecimentos narrados. Refere-se à época ou momento histórico em que a ação se desenrola.
Tempo psicológico - é um tempo subjetivo, vivido ou sentido pela personagem, que flui em consonância com o seu estado de espírito.

ESPAÇO:
- Espaço ou Ambiente físico: é o espaço real, que serve de cenário à ação, onde as personagens se movem.
- Espaço ou Ambiente social: é constituído pelo ambiente social, representando, por excelência, pelas personagens figurantes.
- Espaço ou Ambiente psicológico: espaço interior da personagem, abarcando as suas vivências, os seus pensamentos e sentimentos.
-O espaço ou ambiente: pode ser desde uma praia a um lago congelado. De acordo com espaço ou ambiente é que os fatos da narração se desenrolam.

PERSONAGENS:
-Protagonista, personagem principal ou herói: desempenha um papel central, a sua atuação é fundamental para o desenvolvimento da ação.
- Antagonista é a personagem que opõe-se ao herói,  é o  popularmente conhecido como vilão.
-Personagem secundária: assume um papel de menor relevo que o protagonista, sendo ainda importante para o desenrolar da ação.
-Figurante: tem um papel irrelevante no desenrolar da ação, cabendo-lhe, no entanto, o papel de ilustrar um ambiente ou um espaço social de que é representante.

FOCO NARRATIVO:
-Foco narrativo ou ponto de vista: É o elemento estrutural da narrativa que compreende a perspectiva através da qual se conta uma história. É, basicamente, a posição a qual o narrador, enquanto instância narrante ou voz que articula a narração, conta a história. Os pontos de vista mais conhecidos são dois: narrador-observador e narrador-personagem
-Narrador-Observador: é aquele que conta a história através de uma perspectiva de fora dela, isto é, ele não se confunde com nenhum dos personagens. Este foco narrativo se dá em terceira pessoa.
-Narrador-Personagem: é aquele que conta a história através de uma perspectiva de dentro da história, isto é, ele, de alguma forma participa do enredo, sendo uma das personagens da história, usando a Primeira Pessoa (eu ou nós) para se contar história.

ENREDO:
- O enredo é a espinha dorsal do conto. Sobre a sua estrutura, que envolve um final enigmático, assim como a apresentação e o encaminhamento da história, são instalados os outros elementos do texto narrativo, sempre mantendo o interesse que irá prender o leitor, e o final enigmático que permitirá a catarse do leitor.

Texto adaptado dos textos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário