quarta-feira, 11 de julho de 2012

Aí, galera! (L.F. Veríssimo)


Aí, Galera
           Jogadores de futebol podem ser vítimas de estereotipação.  Por exemplo, você pode imaginar um jogador de futebol dizendo “estereotipação”? E, no entanto, por que não?
           -Aí, campeão. Uma palavrinha pra galera.
          -Minha saudação aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares.
           -Como é ?
           -Aí, galera.
           -Quais são as instruções do técnico?
           -Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de contenção coordenada, com energia otimizada, na zona de preparação, aumentam as probabilidades de, recuperado o esférico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimônia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturação momentânea do sistema oposto, surpreendido pela reversão inesperada do fluxo da ação.
            -Ahn?
            -É pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça.
             -Certo. Você quer dizer mais alguma coisa?
             -Posso dirigir uma mensagem de caráter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsível e piegas, a uma pessoa à qual sou ligado por razões, inclusive, genéticas?
             -Pode.
             -Uma saudação para a minha genitora.
             -Como é?
             -Alô, mamãe!
             -Estou vendo que você é um, um...
              -Um jogador que confunde o entrevistador, pois não corresponde à expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expressão e assim sabota a estereotipação?
            -Estereoquê?
             -Um chato?
              -Isso.
(http://www.ensinonet.com/c/c/document_library/get_file?p_l_id=11340&folderId=165731&name=DLFE-1311.pdf)




Imagine a seguinte situação: no término de um jogo de futebol, um repórter entrevista um dos jogadores do time que acaba de perder. A entrevista ocorre ainda em campo, minutos após o jogo ter sido finalizado. 


Questões


1. O que gerou humor na crônica de Veríssimo? Explique como isso foi feito. 




2. Quem gosta de futebol sabe que cada jogador tem um jeitinho de falar diferente dos outros. Reescreva a crônica, substituindo as falas do jogador de Veríssimo pelas falas de seu jogador favorito. Se for preciso, pesquise na internet algumas entrevistas e repare na linguagem e nas “frases” utilizadas pelo jogador que você escolheu.



3. Leia as seguintes palavras retiradas da crônica: vaticinou, recesso, aficionados, parcimônia, estereotipação, contenção, concatenarmos, piegas, progenitora. Você conhece o significado delas? Tente descobri-lo pelo contexto. Também consulte um dicionário.




4. Agora que você já sabe o que significam essas palavras, tente reescrever as falas do jogador, utilizando vocabulário mais simples, sem mudar o sentido original do texto.


Atividade extraída de:



Nenhum comentário:

Postar um comentário